As Brigadas deseucaliptizadoras lançam o projeto transfronteiriço “Vemo-nos no monte!” que nos próximos meses promoverá os intercâmbios de trabalho, formação, cultura e convívio entre iniciativas de combate às espécies exóticas invasoras na Galiza e Portugal.

Nos dia 24 a 26 de junho organiza-se a primeira brigada expedicionária na que 30 brigadistas da Galiza se juntarão com outras tantas voluntárias locais para uma primeira ação na Ribeira do Alvôco, freguesia de Vide, concelho de Seia, dentro do Parque Natural da Serra da Estrela.

Os trabalhos e atividades realizaram-se durante todo o fim de semana desde um acampamento que será estabelecido nas proximidades da aldeia das Frádigas na sexta-feira 24 de junho, sendo necessário trazer tenda própria e participar durante os três dias. Existe a hipótese de organizar a viagem em comboio desde Vigo até Coimbra, onde nos recolherá un autocarro do concelho, ou bem partilhar veículos particulares saindo desde a Galiza. Em ambos os casos, a organização ajudará nas despesas de deslocamento (combustível e portagens).

Para participar é imprescindível, além de estardes inscritas como Brigadistasenviar um correio-e a info@montescola.org ata COMO MUITO TARDE o domingo 15 de maio. As vagas são limitadas a 30 pessoas por motivos logísticos e pedimos que apenas se inscrevam as brigadistas que podem confirmar a sua participação. Criará-se uma lista de espera no caso de haver mais inscrições do que vagas.

As ações formativas (temáticas por confirmar) fazem parte de uma parceria com o Centro de Estudos Euro-regionais Galiza | Norte de Portugal (CEER), Montescola e o projeto À Escuta apoiada polo programa Erasmus+. As brigadistas participantes terão direito a receber um certificado do Centro de Saberes para a Sustentabilidade, reconhecido oficialmente pola Universidade das Nações Unidas.

Moeda social “A Sabia” para as brigadistas participantes

Verdegaia colabora coa moeda social A Sabia na procura de crear sinerxías entre persoas e redes sociais, comunitarias, solidarias e ambientais fomentando o consumo de proximidade baseado na confianza e o apoio mutuo, e procura favorecer o pequeno comercio e o autoemprego.

A Sabia ofrece, ás e aos Brigadistas que o desexen, unha cantidade en moeda social que poderán recibir na súa conta cada vez que participen nunha brigada como a desta convocatoria.

Para poder recibir a moeda hai que abrir unha conta na aplicación Cyclos: e enviar un email a compostela@verdegaia.org ou un correo á conta de cyclos de Verdegaia informando do seu interese en recibir a moeda.

VEMO-NOS NO MONTE!